HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

Higiene Bucal dos Bebês

24.7.12


Tenho lido que muitas mães tem dúvidas sobre a Higiene Bucal dos seus bebês (sem dentes e com dentes).
Eu comecei fazendo a higiene do Matheus desde nenê com uma gaze duas vezes ao dia. Agora que ele tem dentes eu uso uma dedeira. Ele adora, abre o bocão quando mostro que vamos "escovar os dentes".

Resolvi pesquisar mais sobre o assunto para ajudar estas mães e a mim mesma.

"
Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.
Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.

A cárie é uma doença transmissível. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias.

A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento
."

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/higiene-bucal-do-bebe/

Achei este texto bem completo e espero que tira as dúvidas das mamães!!! E percebi que to fazendo certo!!!!


Photobucket

2 comentários:

  1. Eles adoram essa brincadeira né?
    O problema é quando resolvem nos morder, ehhhh

    Ótimo texto, bjocas

    ResponderExcluir

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.