HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

Alfabetizar 100% em menos de um ano é possível!

8.8.12

Por Edna Souza


Boa noite gente linda!


Estou chegando agora. conheci este blog instigante através de sua autora e administradora, a princesa Roberta. Neste primeiro contato, quero apresentar-lhes alguns princípios da proposta geempiana – a qual aderi nesses últimos tempos.
Sou alfabetizadora há mais de vinte anos. Sempre me inquietou o fato de algumas crianças ficarem para trás.
Então, conheci uma colega alfabetizadora que me falou do GEEMPA,uma ONG que trabalha sob a perspectiva de alfabetizar 100 % das crianças da turma em menos de um ano. Fiquei curiosa. A turma dela, de fato, foi alfabetizada.
Por sorte (e/ou providência divina) o curso foi oferecido aqui em brasília e, durante cinco dias de intensivão, vi-me deslumbrada com um universo maravilhoso de desconstrução e conflitos.
Os princípios geempianos propõe, entre outras coisas, que nos dispamos de quaisquer preconceitos, ideologias construídas a partir de discursos equivocados de professores que se acham o centro das atenções, que veem as crianças como títeres a quem são “ensinados” conteúdos de forma mecânica e sem graça.
O desafio é grande. muitos alfabetizadores desistem logo no inicio, pois o trabalho exige dedicação, versatilidade além de uma dose extra de persistência.
Estou sentindo na pele o ônus e o bônus desta minha decisão. é "uma nova maneira de estar em sala de aula". e perceber que eu não sou a peça mais importante do processo de construção do conhecimento causa um certo desconforto. entretanto, quando me lembro de alguns princípios norteadores da proposta, encho-me de coragem para continuar lutando:

  • ø Todos juntos somos fortes;

  • ø Todos podem aprender;

  • ø É melhor errar com a minha cabeça do que acertar com a cabeça dos outros;

  • ø Aprende-se com o outro;

Claro que, para conhecer melhor a proposta é necessário um contato mais profundo. uma sugestão: vão até o site do GEEMPA (http://www.geempa.org.br/):

Façam o curso!
Eu também estou a disposição. o pouco que já sei posso trocar com vocês. inclusive, no meu blog há algumas sugestões de atividades que podem ser aplicadas dentro de determinados contextos.

Um abraço! e que a bênçao do senhor Deus cubra suas vidas!

2 comentários:

  1. AMEI, AMIGA! TO ME SENTINDO "A COLUNISTA" rsrsrsr
    OBRIGADA POR ESTA RICA OPORTUNIDADE DE FALAR UM POUQUINHO DE EDUCAÇÃO E DE COMO A GENTE PODE FAZER A DIFERENÇA. UM SUPER BEIJO!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Nós estamos felizes com sua colaboração!!! Bjs.

    ResponderExcluir

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.