HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

Dia do Idoso

1.10.12

 

Hoje é Dia do Idoso.

No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.

Infelizmente eu não tenho mais minha avó materna na minha vida a quase 20 anos. Meu avô paterno quase nenhum contato e pelo lado paterno (biológico) nenhum mesmo. Do lado paterno (padrasto) o avô já morreu e a avó nunca gostou de mim…

Eu sempre gostei dos idosos, tenho muito respeito por eles, pela sua experiência de vida e tudo mais. Aqui no prédio tens alguns e são sempre símpáticos comigo e ocm o Matheus.

Espero nunca precisar por meus pais em asilo, quero poder cuidar dos dois até terem mil anos.  Quem dera durassem para sempre!

Minha dica é: curta muito os idosos próximos de você, sejam da sua familia ou apenas amigos.

Fonte: Brasil Escola

6 comentários:

  1. Ei Roberta!

    Eu também não tenho meus avós maternos. Paterno tenho meu avô, mas não "convivemos".

    Acho importantíssimo cuidar dos mais velhos. Também não quero nunca os meus pais em um asilo. Deus me livre!
    Quero que o meu filho cresça respeitando e também cuidando dos avós ou outros idosos, assim como você disse. Eles merecem carinho e atenção, afinal já viveram muita coisa e tem muito a nos ensinar.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte na promoção lá do blog. Achei seu post super válido. Infelizmente no Brasil muitas pessoas não respeitam os idosos, que para minha pessoa são grandes sábios.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Que data bem legal, minha vó qndo era viva sempre cobrava esse dia e o dia a vó para q não esquecêssemos dela.
    Morro de saudades da minha véia.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Quem dera se todos os idosos fossem valorizados como merecem ne...
    Meus avós são tão fofos, vivi tantas coisas boas com eles e ainda vivo...
    Ja com os avos paternos não tive a chance de conhecer...
    Tomara que esse mundo melhore e eles sejam enfim valorizados!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não convivi com meus avós, sinto muito por isso. mas fazer o que, a vida quis assim.

    amei seu textoju

    ResponderExcluir
  6. Espero chegar lá,que haja mais respeito com a 3ª idade e o ser humano em geral.

    ResponderExcluir

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.