HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

O Macaco e a Velha e a dramática: respeito à propriedade alheia

29.10.12

 

o macaco e a velha

A investigação, com intenção de aplicar uma intervenção que, de fato, auxilie a criança numa mudança de atitude é preponderante na escolha da proposta didática a se imprimir em sala de aula.

Destarte, após averiguar-se que dramáticas eram mais comuns nas cinco turmas, neste segundo semestre, foi escolhido o novo contexto semântico a ser trabalhado nos primeiros anos e na classe de Ensino Especial da Escola Classe Vila Buritis - Recanto das Emas, Distrito Federal, no último bimestre letivo: a história de Braguinha – O Macaco e a Velha.

Basicamente, o enredo trata da dramática dos maus tratos a animais, do respeito à propriedade alheia e do respeito às diferentes raças (puxando ganchos!).

Eu tive o privilégio de “cantar” a história para todas as turmas supracitadas e, ao passo que a história ia se desenrolando, os rostinhos iam se iluminando de puro êxtase.

Vale a pena investir em uma proposta diferente e é nesse sentido que convido aos colegas alfabetizadores, ou não, a contarem essa história como início de trabalho/projeto em suas salas de aula. E, se o trabalho caminha na direção do pós-construtivismo, será ainda mais proveitoso, pois serão aplicadas atividades, jogos que gerarão fichas didáticas ricas em provocações de saberes.

Inclusive, apresento algumas, de minha autoria nesses links :

http://www.cantinhodaedna.com/2011/08/o-macaco-e-velha-era-uma-vez-uma-velha.html

http://www.cantinhodaedna.com/2011/08/reagrupamento.html

http://www.cantinhodaedna.com/2011/08/cartao-conflito.html

Outras estão em construção, já que estou colhendo material oriundo das investigações e dos resultados que a turma está me proporcionando.

Neste outro link apresento o livro digitalizado (as primeiras páginas - com um pouquinho de paciência outros links serão encontrados no blog) http://www.cantinhodaedna.com/2011/08/o-macaco-e-velha.html

E pra quem não se arrisca em cantar para os seus pequeninos, há na net vídeos com esta história. Um deles é este https://www.youtube.com/watch?v=tiDezlcL4rU

Se algum colega tem em seu arquivo alguma atividade resultante do trabalho com este livro, queira, por favor, ceder-me o link e o direito de uso.

______________________________________________________________

Sobre o autor: Edna é professora, artesã e pastora. É formada em pedagogia pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Gestão Educacional. Em seu Blog Cantinho da Edna, posta construções e projetos relacionados à educação, ao artesanato e aos eventos de bênção (fé e crescimento espiritual). l Blog l

6 comentários:

  1. BOM DIA, PRINCESA!
    A CADA TEXTO SURPREENDO-ME COM O ENCANTO QUE A EDUCAÇÃO PROPICIA. TAMBÉM ME ENCANTO COM A SUA SOLICITUDE. ESTOU AMANDO ESTAR CONTIGO NESSE PROJETO. TENHA UMA SEMANA RICA EM DESCOBERTAS AO LADO DO MATHEUS E DE TODOS QUE TE CERCAM, AMIGA!

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta!!! Obrigada pela visita e por deixar lindo comentário. Parabéns que gostas de ler e parabéns pelo 7 meses do Mateus, cada vez mais lindo!! Volte sempre será um prazer. Bjuss uma linda noite e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  3. Edna graças a você, uma professora que se vê que trabalha com prazer, vários aluninhos teram lembranças suas, assim como eu tenho de minha professora, beijinhos!!
    Você escreve muiito bem também!

    ResponderExcluir

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.