HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

Pinote, O fracote e Janjão, O fortão e a dramática da agressividade

1.10.12

Por Edna Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Quando assumi minha turma em julho, não imaginava que teria que trabalhar urgente com a dramática: agressividade.

As crianças não sabiam trabalhar em grupo. Até aí, é compreensível, já que muitos alfabetizadores ainda não compreenderam que os pequeninos aprendem muito mais com os seus colegas (mesmos interesses, mesma linguagem, mais proximidade...) do que com a própria professora, às vezes.

Entretanto, o fato de não se aceitarem, mutuamente, nas mais elementares situações me chamou a atenção e fiquei incomodada com tantas brincadeiras agressivas.

Usei elementos coletados na aula entrevista e busquei o apoio do meu grupo de estudos Geempianos.

Trouxe esta história de Fernanda Lopes de Almeida para trabalhar o contexto semãntico na minha turma de primeiro ano. As páginas do livro pode ser encontrado no picasa, neste link: https://plus.google.com/photos/110002412572244213191/albums/5123493111911504673?banner=pwa

Os pequeninos encantaram-se com a história e, ao que parece, estamos alcançando algumas crianças que convivem com a realidade da violência bem presente em seus ambientes. Inclusive, consegui que alguns pais comparecessem à escola para uma conversa.

Trago algumas páginas que compõem o caderno de atividades que montei, juntamente com o meu grupo de estudos do Geempa (professora Lucinda, professora Márcia e eu!), na Samambaia - DF. Para visualizá-las clique aqui: http://goo.gl/6kE8o

É bom citar que extraí algumas sugestões do Blog Transitando Ignorâncias da professora Léa Marques e a professora Carla (assessoria virtual e encontros bimestrais) me mandou quatro  fichas didáticas que a colega Genair de Porto Alegre cedeu pra ela.

O caderno está em construção, por isso, foi encadernado com algumas páginas em branco nas quais anexaremos as fichas didáticas que forem surgindo.

___________________________________________________________

Minha foto

Sobre o autor: Edna é professora, artesã e pastora. É formada em pedagogia pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Gestão Educacional. Em seu Blog Cantinho da Edna, posta construções e projetos relacionados à educação, ao artesanato e aos eventos de bênção (fé e crescimento esperitual). l Blog l



7 comentários:

  1. Olá Roberta!
    Assim que te vi no Sonhos, corri para ver e conhecer seu cantinho. Me apaixonei por tudo que vi, principalmente por seu coração, o Matheus! Fofo e lindo! Obrigada pelo carinho amiga, já sigo te sigo com muito prazer!
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, AMIGA! NOSSA COLUNA TEM-ME ENCANTADO, SOBREMANEIRA. MAS, O MELHOR DE TUDO, FOI CONHECER VOCÊ E O MATHEUS QUE AGORA JÁ FAZEM PARTE DO MEU UNIVERSO. MINHA ORAÇÃO É PRA QUE TUDO VÁ BEM CONTIGO E COM TODOS QUE TE CERCAM. TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA, PRINCESA!

    ResponderExcluir
  3. Quase morri agora..
    Esse foi um dos poucos livros que li quando era criança...
    Não me lembro muito do conteudo dele agora, mas lmbro que adorei na epoca, virei criança agora de novo...
    Boas recordações ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALGUNS LIVROS TEM O PODER DE NOS REMETER À INFÂNCIA, NÃO É , PRINCESA!? QUE BOM QUE GOSTOU! TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA, QUERIDA!

      Excluir
  4. Edna é mto triste vê que na maioria das vezes a criança aprende a ser agressiva e violenta em casa mesmo,ou pq vê os pais brigando,ou pq os pais permitem que elas joguem jogos indevidos,assistam desenhos que aparentemente são inofensivos,eu acho que é ai que começa,parabéns pelo seu trabalho e dedicação.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É A MAIS PURA VERDADE ISSO QUE VOCÊ ESTÁ DECLARANDO, PRINCESA! COMECEI A TRABALHAR COM ESSA DRAMÁTICA, JUSTAMENTE PORQUE ESTOU PERCEBENDO QUE ALGUNS ALUNOS ESTÃO SOFRENDO COM EQUÍVOCOS NA EDUCAÇÃO DE SEUS PAIS. TOMARA QUE EU POSSA AJUDÁ-LOS DE ALGUMA FORMA. BJIM NO SEU CORAÇÃO, QUERIDA!

      Excluir

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.