HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

Começar bem!

6.2.13

 

Estamos há alguns dias do início de mais um ano letivo!

Na intenção de propiciar às crianças aprendizagens efetivas continuarei trabalhando seguindo a proposta pós-construtivista. Tenho avançado bastante na acepção dos princípios que norteiam esta proposta e vou colocar em prática, a partir do primeiro instante do planejamento e também com as crianças o que aprendi nas leituras e no cursos que fiz aqui em Brasília, ministrados pelo GEEMPA.

 
Minicurso do GEEMPA ministrado em Brasília/2012

Tenho falado bastante sobre esta ONG e do modo como evidencia a importância do Pós-construtivismo com ações e cursos que fomenta em várias localidades brasileiras e estrangeiras.

Os trechos abaixo foram extraídos do site da ONG e traz um pouco de sua história.

GEEMPA – mais 40 anos!

Dia 9 de setembro de 2010, o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação comemora 40 anos de sua fundação, a qual aconteceu numa noite chuvosa de uma quarta-feira, na sala do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Naquela noite, 50 professores selaram uma parceria que está durando quatro décadas, com o objetivo de ampliar o gosto que eles curtiam pela matemática, para um alunado que não só achava difícil a matemática, como também dela não gostava.

É significativamente interessante que o GEEMPA tenha nascido não só por uma razão lógica, mas mais fortemente por uma razão desejante, qual seja, buscar que mais alunos gostassem de matemática como aqueles 50 professores que o fundaram.

Marta Blauth de Menezes, Antonio Ribeiro, José Baratojo, Maria Celeste Koch são alguns dos nomes de quem esteve dia 9 de setembro de 1970 naquela memorável reunião. Professores universitários, docentes do Ensino Médio, assim como regentes de turmas do Ensino Fundamental, portanto, também podendo ser considerados professores de matemática, se associaram no desejo de mostrar como “a matemática é a poética da lógica das relações” e que ela é adorável.

Provavelmente, por conta desta faceta desejante na sua origem, o GEEMPA tem tido uma vitalidade estupenda ao longo dos seus 40 anos, tanto que recentemente quando, se vendo a braços com um enorme programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, demandado pelo Ministério de Educação, sua presidente, a professora Doutora Esther Pillar Grossi, conclamou seus pares com a palavra de ordem “acabou a moleza”. Ela recebeu uma imediata contestação de que um slogan mais apropriado seria isto sim,“GEEMPA, 40 anos sem moleza”.

Porém, face à profundidade e à amplitude das elaborações científicas do GEEMPA, as quais se sintetizam no pós-construtivismo, a sua caracterização mais adequada é

GEEMPA – mais 40 anos! Porque o tempo do GEEMPA não está nem no passado nem no presente, mas indiscutivelmente no futuro.

Presidente do GEEMPA

Um abraço,

Edna.
______________________________________________________________

EDNASobre o autor: Edna é professora, artesã e pastora. É formada em pedagogia pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Gestão Educacional. Em seu Blog Cantinho da Edna, posta construções e projetos relacionados à educação, ao artesanato e aos eventos de bênção (fé e crescimento espiritual). l Blog l

22

9 comentários:

  1. Eu n sei se eu quero voltar pra escola agora rs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse projeto parece ser muito sério, eu não tinha conhecimento sobre, vou pesquisar. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Roberta e as Coisas boas.... projeto bacana, boa divulgação! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. MAIS UMA VEZ TENHO QUE ADMITIR: ESTAR PARTICIPANDO DESTA COLUNA NO SEU BLOG TEM ME ENCHIDO DE ORGULHO. O TEXTO FICOU MUITO BOM E NÃO É MÉRITO MEU, JÁ QUE UTILIZEI UMA GRANDE PARTE DO QUE FOI PUBLICADO PELO PRÓPRIO GEEMPA (SÓ OS 3 PRIMEIROS PARÁGRAFOS SÃO MEUS - rsrsrsrs). OBRIGADA POR ESSA RICA OPORTUNIDADE, AMIGA! BEIJOS!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o projeto,gostei!

    bjs
    http://amordemaematerno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse projeto, muito legal mesmo!
    Não esquece que nesse domingo, dia 10/02 é o dia da nossa super blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância! Dê a sua colaboração! Participe!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  7. Hi i am kavin, its my first occasion to commenting anyplace, when i read
    this piece of writing i thought i could also create
    comment due to this sensible piece of writing.

    Here is my blog: ติวสอบเข้าม.4

    ResponderExcluir

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.