HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE

Incontinência

18.10.16


O que é incontinência urinária mista?

A incontinência urinária é um problema recorrente em homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Entretanto, o problema atinge mais frequentemente mulheres devido a estrutura da musculatura pélvica feminina que faz com que ela seja mais frágil do que a masculina. O problema pode se apresentar de três diferentes formas, de esforço, de urgência e a incontinência urinária mista.
No público feminino, a incontinência urinária afeta entre 20% a 30% das mulheres ao menos uma vez na vida. Na menopausa o problema é mais recorrente, sendo relatado por 35% das mulheres. O ginecologista é o profissional que pode auxiliar no diagnóstico do tipo de incontinência e na definição do tratamento mais adequado.

Incontinência urinária mista

A incontinência urinária mista ocorre quando há uma associação dos outros dois tipos de incontinência urinária, de esforço e de urgência. O diagnóstico será baseado nos sintomas urinários, que irão evidenciar qual o tipo de problema mais comum e se ocorrem os dois. Para entender melhor sobre a incontinência mista é importante compreender melhor como identificar os outros dois tipos:

Incontinência urinária de esforço

Como sugerido pelo nome, a incontinência urinária de esforço é caracterizada quando ocorre a saída involuntária de urina em casos de realização de esforço físico, como prática de exercícios físicos, levantamento de peso, entre outras situações.

Incontinência urinária de urgência

Por sua vez, a incontinência urinária de urgência reúne uma série de particularidades que a distingue da de esforço. Ela é caracterizada quando há uma necessidade urgente de esvaziar a bexiga (recorrentemente) e também associada a aspectos como, não conseguir segurar a urina por muito tempo e apresentar perda urinária antes de chegar ao banheiro, alta frequência
miccional, com ida frequente ao banheiro durante o dia e também noctúria, ou seja, necessidade de esvaziar a bexiga várias vezes durante a noite. 

Como diagnosticar a incontinência urinária mista? 
Por se tratar de uma associação entre a incontinência urinária de esforço e de urgência, a incontinência urinária mista pode, muitas vezes, ser confundida. Entre as possibilidades de exames que permitem o diagnóstico destacam-se:

 Anamnese;

 Diário miccional;

 Exame físico;

 Estudo urodinâmico.

É importante destacar, entretanto, que apenas um médico especialista poderá identificar o tipo de problema que a paciente apresenta, assim como indicar qual a melhor conduta médica para devolver a qualidade de vida da paciente.
Apesar da associação dos dois tipos, a incontinência urinária mista pode ser tratada, desde que corretamente diagnosticada pelo médico e indicado o procedimento mais adequado ao caso, seja clínico ou cirúrgico, de acordo com a gravidade e recorrência do problema.



Beijos, se cuidem e nada de segurar o xixi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Odisséia Materna / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.